Adoção

Adoção é o ato de gerar um vínculo legal e afetivo de uma criança com sua nova família, que não é a sua biológica. No processo de adoção, a família biológica perde o poder familiar anterior sobre a criança e a família legal o adquire de forma definitiva e irreversível. Até mesmo o registro civil de nascimento é alterado, atribuindo aos pais adotivos a condição paternal ou maternal, empregando seu sobrenome à criança. A adoção fornece à criança ou adolescente adotado todos os direitos de um filho biológico, inclusive à herança.

Idealmente, todo processo de adoção se inicia no Poder Judiciário, na Vara da Infância e Juventude, por isso, o primeiro passo é buscar auxílio de um advogado de família. A partir deste primeiro encontro, todos os próximos passos serão tomados.

O processo de adoção é altamente burocrático e todo o procedimento é realizado na justiça, onde todas as peças devem ser encaminhadas diretamente pelos advogados de família responsáveis. E, por fim, o processo de adoção implica a intervenção de uma equipe técnica, formada por assistentes sociais e psicólogos, que auxiliará na preparação da família no acolhimento de seu futuro filho ou filha.

Nossos advogados especialistas em adoção fornecem uma segurança adicional de experiência não apenas técnica, mas de sensibilidade para lidar com as expectativas e ansiedades comuns neste tipo de situação.